Pelo menos quatro municípios da Região Central estão sem abastecimento de energia elétrica nesta segunda-feira. Em Dilermando de Aguiar, o problema persiste desde a última quinta-feira, quando três postes caíram com um temporal, na localidade de Campo Novo. Pelo menos 27 famílias ficaram sem luz.
De acordo com a Defesa Civil do município, o abastecimento de água também está comprometido, pois o funcionamento dos poços artesianos depende da energia elétrica. A prefeitura precisou distribuir água potável aos moradores e disponibilizou um gerador de energia elétrica.
Em Itaara, o transtorno foi maior no Centro e na localidade de Rincão do Canto. Cerca de 2 mil moradores estão sem luz. Entre as 16h e as 20h de domingo praticamente toda a cidade ficou às escuras.
Além da falta de luz em quase toda a cidade, São Sepé também sofreu com o destelhamento de 50 casas. A prefeitura trabalha desde as primeiras horas desta segunda-feira no auxílio das famílias atingidas.
A falta de energia também atingiu os moradores das localidades de Três Passos e Passos dos Leite, interior de Vila Nova do Sul.
De acordo com a assessoria de imprensa da AES Sul, a empresa trabalha com cerca de mil profissionais, para normalizar o fornecimento no menor tempo possível aos 30 mil clientes atingidos em todo o Estado. No entanto, o volume e a complexidade dos estragos impossibilitam informar com segurança o horário que a energia será restabelecida.